A prática de yoga vai muito além do condicionamento físico e da estética corporal. Trata-se de uma atividade que proporciona benefícios de natureza emocional e espiritual, melhorando a qualidade de vida do praticante.

A yoga, segundo especialistas, guia as pessoas para a paz e o equilíbrio interior, para um estado além do mundo caótico em que vivemos. Eles garantem que todos os benefícios oferecidos pela prática da yoga são consequências da transformação espiritual e do desempenho adequado dos órgãos, êxitos obtidos através dos movimentos feitos durante as aulas e dos hábitos saudáveis estimulados pela filosofia como cuidar da mente, ter uma alimentação saudável, beber muita água e dormir bem.

A yoga pode ser praticada pelas mais diversas pessoas, independente de sexo ou idade. Porém a presença de um instrutor especializado é essencial para o desenvolvimento correto das posturas. Veja a seguir alguns dos benefícios da yoga.

Auxilia no combate a depressão e o estresse

Diversos praticantes de yoga relatam o alívio do estresse e da depressão logo após as primeiras aulas A concentração, os exercícios de respiração e a meditação são os principais responsáveis por essa melhora. A conexão entre o corpo e a mente ajuda a acalmar e encontrar o auge da plenitude e serenidade.

Reduz a hipertensão e doenças cardíacas

O relaxamento e a mudança de estilo de vida, estimulados pela yoga, são capazes de reduzir a pressão arterial e a incidência da doença arterial coronariana. Manter a mente e o corpo saudável é um dos benefícios da yoga.

Ajuda a emagrecer

O emagrecimento não é a principal finalidade da yoga, porém com a prática regular e a mudança de hábitos é inevitável que benefícios ligados à perda de peso e ao fortalecimento dos músculos e órgãos acabam surgindo. A queima de calorias durante a execução das posturas depende da intensidade de cada uma e o nível do praticante. A yoga também reduz a ansiedade, principal razão da alimentação compulsiva e em excesso. Com o controle da sua mente, alcançar os resultados desejados.

Alívio da dor e flexibilidade

Diversas posturas na yoga afetam positivamente as articulações, músculos e pontos de tensão do corpo. Com a maior lubrificação e consciência corporal, os praticantes sentem o alívio de dores como a lombar e o aumento da flexibilidade. Alguns atletas e praticantes de outras modalidades fazem yoga como uma terapia para o corpo e mente, aumentando o seu desempenho.

Influência da yoga no humor

Pesquisadores mostraram em um estudo publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine, que sessões semanais de yoga e técnicas de respiração profunda podem ajudar a aliviar sintomas da depressão. Eles acreditam que a prática pode ser uma alternativa ou terapia complementar para casos difíceis de tratar de depressão. A intervenção parece ser útil para pessoas que não estão tomando antidepressivos e para aquelas que já estão tomando em uma dose estável, mas ainda não atingiram a resolução de seus sintomas.

A depressão é comum e geralmente persistente e inabilitante. Até 40% das pessoas tomando medicamento para a depressão não a veem indo embora. O mecanismo de ação é similar à outras técnicas de exercícios que ativam a liberação de químicos cerebrais de bem-estar. Eles ressaltaram que o exercício, especialmente a yoga, também pode reduzir os químicos de sistema imune que podem piorar a depressão. Tem sido demonstrado que o movimento consciente tem um impacto muito mais benéfico no sistema nervoso central.

Fonte: https://www.jcnet.com.br/noticias/geral/2017/04/497832-yoga–paz-e-equilibrio-interior.html

 

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