Você sabia que 15 minutos de Yoga Nidra podem ser tão relaxantes quanto 1 hora de sono?

Se você pratica Yoga já deve ter notado alguns dos muitos benefícios trazidos por ele para o seu corpo e mente. Provavelmente o seu sono está melhor, o stress diminuiu, e o seu peso e flexibilidade estão melhores.

Mas existem outras metodologias da yoga, mais avançadas, que podem auxiliar ainda mais no desenvolvimento da mente e no auxílio para o relaxamento. Esse é o caso da Yoga Nidra.

Segundo alguns estudos, 15 minutos de Yoga Nidra são equivalentes à 1 hora de sono. Essa técnica dos Tantras é capaz de provocar um dos mais profundos níveis de relaxamento físico, mental e emocional, proporcionando um sono profundo onde você permanece consciente.

O que é Yoga Nidra?

O Yoga Nidra significa Sono do Yoga. É um estado de relaxamento total do corpo, onde o praticante se torna cada vez mais consciente do mundo interior ao seguir um conjunto de instruções.

Ele é um pouco diferente da meditação, onde apenas é necessário um único foco. É um sono profundo, onde você está consciente, ou seja, nessa prática deixamos o estado desperto, ultrapassamos o do sonho e ficamos acordados durante o estado de Sono Profundo.

Muitos estudos científicos comprovam que o relaxamento profundo é extremamente eficaz no combate ao estresse, à ansiedade crônica, a depressão, na recuperação de processos traumáticos e em muitas outras doenças psicológicas.

Os estados da consciência na Yoga
Podemos entender que o Yoga Nidra é um estado de consciência e não exatamente as práticas que o levam para esse estado ou uma forma de exercício.

Nesse estado não há imagens, pois o conteúdo acessado não tem entrada aos níveis de palavras, formas e imagens, mas é possível ter certeza do que foi alcançado durante a experiência

Como foi dito anteriormente, a mente passa pelos 3 níveis de consciência para alcançar o relaxamento profundo: O estado desperto, o sonho e o sono profundo.

No estado desperto estão sendo usadas a consciência, a inconsciência e a subconsciência. Você está totalmente acordado e sua mente está sendo utilizada em todos os níveis.

Quando passamos para o estado de sonho, utilizamos o nível inconsciente da mente, em conjunto ao subconsciente.

No nível de sono profundo, o desperto e inconsciente são deixados de lado e o subconsciente permanece em estado ativo. No subconsciente as memórias não têm imagens, diferente do nível de sonho, e também não possui acesso aos pensamentos e ações do estado desperto.

Ao passar por essa última etapa de forma consciente você alcança o estágio de Yoga Nidra.

Praticando o Yoga Nidra diariamente é possível adquirir diversos benefícios como:

Estabilizar o nível da pressão sanguínea
Prevenir doenças cardiovasculares
Tratamento de doenças psicossomáticas
Diminuir o nível de stress
Tratamento de insônia
Controlar a sintonia entre a mente e corpo
Tratamento de esclerose múltipla
Aumento de produção de células que combatem doenças infecciosas
Ajuda na purificação e dissolução de bloqueios mentais.
Além disso, essa prática de Yoga fortalece a ligação dos órgãos internos com a musculatura externa.

Mas não esqueça, mesmo com todos os benefícios da meditação a visita ao médico não se torna dispensável, assim como os tratamentos não podem ser alterados ou substituídos sem a aprovação de um profissional da saúde.

Fonte: https://namu.com.br/portal/corpo-mente/yoga/yoga-nidra/

 

Se aprofunde nesse universo, envie um e-mail para mkt@cafeyoga.com.br