Balancear centros de energia do corpo ameniza dificuldades na vida.

Tradicionalmente o Yoga trabalha o alinhamento e o equilíbrio dos sete chakras principais, que se localizam na coluna. Cada um desses centros de energia é responsável por funções específicas do corpo e áreas de atuação na vida.

O que são chakras?

A palavra chakra vem do sânscrito, idioma ancestral do Nepal e Índia e significa “roda”. Os chakras são centros de energia que agem como pequenos geradores no corpo, emitindo e absorvendo energia vital constantemente.

Todos os seres vivos são compostos por células. Nós humanos somos feitos por bilhões delas, e cada uma precisa estar em constante atividade. Para que isso aconteça, as células são nutridas com energia vital, e precisam receber e liberar energia constantemente. Isso tudo acontece graças aos chakras, os principais responsáveis por essa troca energética, em movimento constante.

A vibração de cada um dos chakras também indica se a pessoa está bem ou não em cada parte do corpo e em cada setor da sua vida. Um chakra que vibra em excesso está hiperativo, ou que vibra menos do que o normal, hipoativo, está em desequilíbrio.

Há bilhões espalhados pela aura dos seres vivos, entretanto, existem 7 principais que são trabalhados com maior frequência e que ficam localizados ao longo da coluna cervical. São eles: chakra básico, umbilical, plexo solar, cardíaco, laríngeo, frontal e coronário.

Entender melhor como funcionam os chakras e o que fazer para alinhá-los ajudará você a ter uma melhor saúde mental e física, além de melhorar o autoconhecimento, concentração e ter um melhor equilíbrio emocional.

Quais são os principais chakras?

Chakra Básico

Está na base da coluna, no último osso, o cóccix, na região do períneo. Sua abertura está voltada para baixo, para a terra.

Este chakra nos oferece suporte e estrutura para vivermos no plano terrestre, pois nos conecta com a nossa existência na terra.

Ele está ligado às glândulas suprarrenais, responsáveis pela liberação no sangue do hormônio adrenalina, que nos impele a preservar a nossa vida diante de situações de perigo ou de decisão.

Este chakra vibra na cor vermelha, e rege também os órgãos que dão estrutura ao corpo (ossos, músculos, coluna vertebral, quadril), às pernas e aos pés. Dessa forma, esse chakra nos oferece um suporte, uma estrutura para vivermos no plano terrestre, pois é ele que nos conecta à terra, à existência.

Quando alinhado: Gera motivação, força, vigor, coragem.

Bloqueado: Desmotivação, apatia, desequilíbrio, sonolência.

Chakra sexual

Representado pela cor laranja, está localizado na região logo abaixo do umbigo e atua sobre a sexualidade, compartilhamento íntimo e pessoal, criatividade, curiosidade e prazer, além de estar relacionado às glândulas reprodutoras. É conhecido como o principal condutor vital e responsável pelo controle de líquidos em todo o corpo humano. O chakra sexual energiza toda a área genital e urinária, também cuida da filtragem e circulação de líquidos nos rins e por expelir todas as excreções do corpo.

Quando alinhado: Gera disposição, facilidade para se expressar e socializar, melhor energia para se curar.

Bloqueado: Falta de capacidade de expressar-se, isolamento social.

Chakra do plexo solar

Este é representado pela cor amarela, localizado na região do diafragma, um pouco acima do estômago e ligeiramente à esquerda. Influencia nossa relação com a matéria e com o poder pessoal. Neste chakra ficam retidas emoções densas como raiva, mágoa, medo, tristeza, angústia, rancor e ansiedade. É considerado um dos chakras que mais requer atenção e cuidado, já que lida diretamente com a saúde mental.

Esse chakra está assimilado a questões de poder, autoaceitação e valores. Por ser o nosso centro de energia, é ele que dita como nos relacionamos com o mundo e pessoas ao redor.

Quando alinhado: Gera controle emocional, pensamentos fluídos, maior amor próprio, poder pessoal.

Bloqueado: Dificuldade em relações pessoais, pensamentos depressivos, facilmente influenciável, baixa auto estima.

Chakra cardíaco

O chakra cardíaco é representado pela cor verde ou rosa e tem o papel de transmitir energia vital ao organismo. Assim como o sangue deve fluir por todo o nosso organismo físico e nutrir com oxigênio cada uma de nossas células, a energia vital deve fluir livremente através de nosso sistema energético e nutrir adequadamente os nossos chakras e os nossos corpos energéticos.

Localizado na região torácica está ligado à glândula timo e ao sistema imunológico. Está também relacionado à paz, amor incondicional, autossustentação e coletividade.

O chakra do coração tem a função de equilibrar as energias de todos os outros chakras, pois está no centro, tendo abaixo dele três chakras inferiores associados à existência na Terra , e acima, três chakras superiores, mais sutis e associados ao plano espiritual. É o coração que conecta o Céu com a Terra, é a conexão da espiritualidade através da matéria. Representa o corpo astral.

Quando alinhado: Gera controle e harmonia nos relacionamentos, confiança nas decisões, visão ampla sobre questões da vida, maior vigor devido a boa energização dos demais chakras.

Bloqueado: Transtornos de ansiedade, isolamento, dependência material e afetiva, frustrações.

Chakra Laríngeo

É representado pela cor azul-claro, está localizado na garganta e é responsável pela comunicação, pela expressão das ideias, verbalização e concretização de projetos. Funciona portanto como um purificador de tudo que absorvemos do universo e das demais pessoas, controlando de forma sábia o que emitiremos como resposta. Pode-se entender como comunicação o ato não só de falar com outras pessoas, mas também de compreender e conversar consigo mesmo, com o seu eu. Assim, o autoconhecimento torna-se maior, o que possibilita nossa evolução espiritual e o conhecimento aprofundado das nossas responsabilidades no mundo.

 O centro físico desse chakra é a tireóide, que tem papel importante regulando o metabolismo.

Quando alinhado: Maior autoconhecimento, maior consciência dos próprios atos e responsabilidades, facilidade de comunicação.

Bloqueado: Sensação de vazio na vida, falta de autocontrole, dificuldade em expressar-se.

Chakra Frontal

É representado pela cor azul índigo é mais conhecido como terceiro olho. Localizado no centro da testa entre as sobrancelhas, e vinculado à glândula pituitária ou hipófise e controla todos os outros chakras.

É dele que saem todos os comandos para o corpo todo; também cuida do lobo frontal, que representa a nossa porção lógica, nossos ideais, raciocínio e pensamentos, nossa capacidade de aprendizagem, observação e intuição. É ele que aprimora a nossa visão interior.

Através deste chakra somos representados em nosso corpo espiritual, é um ponto fácil de ser equilibrado, pois ele é ativado praticamente a todo momento através da nossa visão, ou seja, os nossos olhos o alimenta continuamente.

Quando alinhado: Maior visão interior, clareza de ideias, fácil aprendizagem, segurança nas decisões.

Bloqueado: Falta de segurança, indecisão, comportamento fanático por algo ou alguém, fragilidade emocional e mental.

Chakra Coronário

O Chakra Coronário é representado pela cor lilás ou dourada e é considerado um portal que encontramos a compreensão do Universo, de característica espiritual, sendo alcançada após a dominação do sexto chakra (Frontal). Ele é tido como o elo entre o mundo espiritual e o ser humano.

Ele é encontrado na região acima da cabeça e através desse chakra, podemos alcançar a compreensão de tudo, e é por ele que nos conectamos com o plano espiritual, com o Eu Superior, com Deus e o divino em todas as coisas; está ligado à nossa forma de professar nossa fé e evoluir espiritualmente.

Quando alinhado: Sabedoria, melhor memória, saúde, disposição e felicidade

Bloqueado: Desenvolvimento de transtornos e fobias, falta de crença no Universo, falta de fé.

Com a prática de Yoga, é possível levar equilíbrio e energia aos sete centros de energia do corpo, trabalhando-os progressivamente. Afinal, quando esses Chakras estão em desequilíbrio – por excesso ou falta de energia – as dificuldades aparecem, seja no dia a dia ou na prática de Yoga. Geralmente as posturas que menos gostamos de fazer são as que mais necessitamos trabalhar.

 

POSES PARA O CHAKRA MULADHARA – BÁSICO

Em geral, uma postura não trabalha somente um Chakra, mas sim vários. No entanto, existem os principais asanas, recomendados para cada centro de energia. Alguns asanas feitos em pé equilibram o Chakra Muladhara, localizado entre o centro do períneo e a base da coluna. Seu elemento é a Terra. Exemplos de asanas que equilibram esse Chakra: tadasana, malasana, vrikasana.

POSES PARA O CHAKRA SWADISTANA – SEXUAL

Swadistana, o segundo Chakra, localizado na região dos órgãos sexuais, é representado pela cor abóbora e responsável pela sua sexualidade, sensualidade, emoções e intimidade; e áreas do corpo como pélvis, lombar, rim bexiga. Exemplos de asanas que equilibram esse Chakra: Badha Konasana, Gomukasana, Upavistha Konasana. Seu elemento é a Água.

POSES PARA O CHAKRA MANIPURA – PLEXO SOLAR

O elemento Fogo é controlado pelo terceiro Chakra, o Manipura, que localiza-se no plexo solar. Sua cor é o amarelo e esse centro de energia é responsável pela autoestima e poder de transformação. Exemplos de asanas que equilibram esse Chakra: Virabhadrasana I, II e III. Sruya Namaskar I, Utkatasana.

POSES PARA O CHAKRA ANAHATA – CARDÍACO

Anahata chakra é o quarto centro de energia do corpo, localizado no centro do peito, entre os mamilos, e é associado ao coração. Seu elemento é o Ar e é considerado o ponto de equilíbrio entre o mundo material e espiritual. Sua cor é o verde. Exemplos de asanas que equilibram esse Chakra: Trikonasana, Bujangasana.

POSES PARA O CHAKRA VISUDDHA – LARÍNGEO

O Chakra Visuddha, localizado na garganta, é o quinto centro de energia do corpo e representa o éter. Ele revela a sua expressão, seja artística ou pessoal, é onde ressoa a verdade interior de cada um. Sua cor é o azul-céu. Exemplos de asanas que equilibram esse Chakra: Salamba Sarvangasana, Halasana, Jathara Parivartanasana.

POSES PARA O CHAKRA AJANA – FRONTAL

O sexto Chakra, o Ajana, localizado acima e entre os olhos, simboliza nossa intuição e seu elemento é a luz. Está envolvido na criação e na percepção da arte e no reconhecimento do impacto das imagens. Exemplos de asanas que equilibram esse Chakra: Garudasana, Natarajasana, Padmasana, Yoga Mudra. Sua cor: Azul anil.

POSES PARA O CHAKRA SAHASRARA – CORONÁRIO

O último chakra, o Sahasrara, fica no topo da cabeça e é a nossa conexão com o espiritual. Seu elemento é o pensamento e sua cor o cristal. Exemplos de asanas que equilibram esse Chakra: Salamba Sirsasana, Yoga Mudra.

Fontes: https://www.personare.com.br/conteudo/posturas-de-yoga-para-equilibrar-chakras-m5495, https://corporesanotheta.com.br/blog/alinhamento-dos-chakras/, café yoga

 

Se aprofunde nesse universo de possibilidades, envie um e-mail para mkt@cafeyoga.com.br