* O significado do Satsanga *

A palavra ‘Satsanga’ é a combinação das duas palavras ‘Sat’ e ‘Sanga’. ‘Sat’ significa existência absoluta, que é Brahman. ‘Sat’ é a natureza essencial de Brahman, que é permanente nas coisas que mudam, que é a única realidade que sustenta o mundo de aparência.

O mesmo ‘Sat,’ com os atributos acidentais de onipresença, onisciência e onipotência é chamado de Isvara ou Paramatman. Em suma, ‘Sat’ refere-se a Isvara, bem como a Brahman, sendo ambos, em última análise, a mesma realidade.

‘Sanga’ significa literalmente companhia ou união . Estar sempre na companhia do Senhor, ou ser estabelecido em Brahman, é o significado literal da palavra ‘Satsanga’. * Mas, enquanto a ignorância ou Avidya permanecer, a realização direta de Brahman é impossível. Quando a ignorância é destruída pela sabedoria, a verdadeira natureza se revela. Este é o Satsanga mais elevado.

A próxima possibilidade é agradar a Deus tanto por nossa devoção inabalável que Ele tem que se divertir conosco assumindo uma forma gentil de acordo com nosso desejo, assim como fez no caso das Gopis. * Mas o meio para a realização deste fim abençoado também é chamado de Satsanga ou a companhia dos sábios. O meio, sendo essencialmente não diferente do fim, também recebe o nome do fim. Porque a companhia dos sábios leva à realização de Brahman (com atributos ou sem atributos), também é denominado como Satsanga *. Nesse sentido, Satsanga significa a companhia dos Satpurushas. * Satpurushas são aqueles que realizaram a verdade, bem como aqueles que aspiram à verdade. Essas pessoas que renunciaram ao egoísmo, ganância, luxúria, etc., são Satpurushas. As pessoas que alcançaram visão igual, mente equilibrada, devoção inabalável ao Senhor, são Satpurushas. Essas pessoas dotadas de paz, bem-aventurança, contentamento, simplicidade, destemor, humildade, voz poderosa, um rosto que irradia o brilho da santidade, etc., são Satpurushas. *

* Só a graça de Deus torna o Satsanga possível *.

É muito, muito difícil entrar em contato com um Satpurusha ou um santo. É mais para reconhecer um santo. Um homem de Samskaras mundanos quer pesar a santidade de um sábio por seu próprio equilíbrio conceitual, e achando-o sem peso, o descarta como um falso santo e, portanto, ele não obtém o benefício instantâneo que surge do contato com o sábio. * Mas, ainda assim, a companhia do santo exerce uma influência inexorável sobre o interessado, que ele se dará conta mais cedo ou mais tarde. Bhagavan Narada diz em seus Bhakti Sutras: “A companhia dos grandes é muito difícil, inacessível, mas infalível.” *

A companhia dos maiores é difícil de alcançar. É quase impossível determinar como e quando os homens podem ser admitidos na sociedade dos elevados. Mas, uma vez obtida, a associação com os maiores é infalível em seu funcionamento. O amor a Deus é obtido principalmente e sem dúvida pela graça dos grandes, ou seja, pelo toque da compaixão divina. A companhia dos grandes é obtida somente pela graça de Deus, porque não há distinção entre Ele e Seus homens.

* Não há diferença entre Deus e um Bhagavata realizado. Ambos são idênticos. Um sábio é o próprio Deus. O Upanishad declara: “Aquele que conhece Brahman torna-se Brahman.” * O brilho de um sábio é infinito e eterno como o de Brahman.

* Luz sobre o relacionamento entre Deus e Seu devoto. *

O Senhor Krishna declara no Gita: “O mesmo sou eu para todos os seres: para mim não há nada odioso ou querido; mas aqueles que Me adoram com devoção estão em Mim e Eu também estou neles. ” Embora os raios do sol incidam igualmente sobre todos, são as faces dos diamantes que deslumbram mais do que qualquer outra coisa. Embora um homem possa possuir centenas de quartos em sua casa, ele se deleita apenas em sua sala de estar, que é bem decorada. Mesmo assim, * embora Deus seja igualmente para todos, Ele se manifesta mais vividamente no coração de um sábio, que se torna transparente pela pureza, que é decorada pelas raras joias de compaixão, misericórdia, autocontrole, visão igual e sabedoria.*

O relacionamento entre Deus e Seu devoto foi descrito de três maneiras. Em primeiro lugar, ambos não são diferentes, porque um santo não tem uma existência separada do Senhor. * A vontade do Senhor é a vontade do sábio. O reflexo do sol se fundiu com o sol real. A boneca de sal uniu-se ao oceano. A gota de orvalho caiu no mar brilhante. O Jiva se fundiu no Senhor. * Quando o egoísmo desapareceu, não há diferença entre o Senhor e o sábio.

* De outro ponto de vista, o Senhor é considerado maior do que um santo, porque um santo é apenas o caminho. * A pessoa não está satisfeita com o Darshan de um sábio; ele pergunta: “Ó Maharaj! Por favor, mostre-me o caminho para a realização de Deus. Como devo me conduzir para a obtenção do mais elevado Purushartha ou liberação? ” * Isso prova que o Senhor é maior que o santo. Mas este é um ponto de vista relativo *. Uma pessoa ainda em cativeiro pode entrar em contato com um sábio, mas é muito difícil para ela perceber a consciência do sábio que não é diferente do Senhor. Enquanto ele não perceber isso, um sábio parece ser apenas um caminho para um certo objetivo. Mas, * na realidade, ele é o caminho e também a meta. *

E na medida em que o sábio é tanto o caminho quanto a meta, ele é até considerado maior do que o próprio Senhor. Santo Tulasidasji diz: * “Tenho firme convicção de que um devoto de Rama é maior do que Ele.” * Todos os santos declaram isso por unanimidade.

* Embora o Senhor esteja em todo lugar, sem a graça de um Guru, Ele não deve ser realizado. O santo ou Guru sozinho é o caminho. Não há absolutamente nenhuma outra maneira de escapar do Samsara. *

Os santos são as manifestações vivas do Senhor. Ver um sábio, meditar nele, lembrar-se dele, tocar seus pés, falar com ele, etc., traz um influxo repentino da graça de Deus no indivíduo, pelo qual este atinge rapidamente o pico elevado de conhecimento espiritual.

Tulasidasji canta a glória do Satsanga em termos brilhantes: “Ó querido! Se você manter a felicidade do céu e de todos os mundos superiores em uma parte da balança e a felicidade que surge do Satsanga na outra, a última superará a anterior. ”

Não existe barco além do Satsanga para levá-lo através do oceano do Samsara. Abençoado é aquele que entrou em contato com um Satpurusha, um sábio realizado. Mais bem-aventurado é aquele que cultivou devoção inabalável aos pés. E o mais abençoado é aquele que alcançou a comunhão com a consciência do sábio.

* Caso o contato com um sábio não seja possível, deve-se tentar entrar em contato com livros sublimes como os Upanishads, o Gita, o Yoga-Vasishtha, o Ramayana, o Bhagavata, etc. Ele deve tentar recorrer a lugares sagrados e ali se empenha em discorrer sobre ou ouvir sobre a glória de Deus. Isso também é Satsanga para ele *. Tudo o que ajuda alguém a atingir a pureza de coração deve ser considerado como Satsanga.

* O Poder do Satsanga *

O brilho e o poder de Satsanga, associação com os sábios, santos, Yogis, Sannyasins e Mahatmas é indescritível. Mesmo um momento de companhia é suficiente para revisar os velhos Samskaras viciosos das pessoas do mundo. A aura magnética, a vibração espiritual e as poderosas correntes dos adeptos desenvolvidos produzem uma tremenda influência nas mentes dos mundanos. O serviço aos Mahatmas purifica as mentes de homens apaixonados muito rapidamente. Satsanga eleva a mente a alturas magnânimas. Assim como um único palito de fósforo queima enormes fardos de algodão em poucos segundos, a companhia dos santos queima todos os pensamentos e Samskaras da paixão em um curto espaço de tempo. O único potente específico para induzir Vairagya ardente e desejo liberação é o Satsanga e Satsanga sozinho.

* Vivekananda participou do Satsanga de Ramakrishna Paramahamsa. Jnanadeva teve o Satsanga de Nivrittinath. Gorakhnath compareceu ao Satsanga de Matsyendranath. A prática de sentir Sua presença em tudo, de ver Deus em cada rosto e em cada objeto é, em si, um grande e sublime Satsanga . Salve, salve aos Mahatmas que realizam Satsanga e aos devotos sinceros que os frequentam! Muitas vezes, a devoção é estimulada pela associação e conversa com os devotos. Assim como a chama é acesa pela chama, o coração pega fogo na mente. Diz Sri Krishna: * “Os sábios Me adoram com devoção extasiada. Com suas mentes totalmente em Mim, com suas vidas absorvidas em Mim, iluminando um ao outro, sempre conversando sobre Mim, eles estão satisfeitos e encantados. ”

No Oriente, os alunos são sempre aconselhados a buscar a companhia de homens santos e ouvir suas conversas, acendendo assim uma pequena centelha de amor e seriedade. * Apenas uma alma forte pode manter-se brilhando isolada, e o iniciante fará bem em aproveitar a oportunidade que surge em seu caminho para fortalecer suas próprias aspirações pela comunhão com outras pessoas que as compartilham. *

Swami Sivananda

 

Melhore sua vida com YOGA. Você merece esse bem estar interno que reflete totalmente no externo.

Entre em contato com a gente pelo e-mail: mkt@cafeyoga.com.br