Você já pensou como parar de reclamar pode ser uma das atitudes mais poderosas para você cumprir metas e objetivos de vida?

A vida de todos nós é feita de altos e baixos, de momentos felizes e tristes, de celebrações e também de lutos.

Nesses momentos de baixa, é normal sentir vontade de reclamar. E não há nenhum problema em fazer reclamações pontualmente, quando algo não vai bem.

O problema começa a surgir quando nos tornamos reclamadores crônicos. Quando viramos aquele tipo de pessoa que está a todo momento se queixando da temperatura, do governo, da comida, do emprego, das outras pessoas.

Analisando de forma racional, reclamar é uma estratégia extremamente ineficaz. Ela não traz na prática nenhum benefício e ainda representa um grande desperdício de tempo.

Pense comigo. Quando você reclama de algo, quais as consequências que espera dessa reclamação?

Você realmente acredita que ficar reclamando vai ajudar de alguma forma a alcançar os seus grandes objetivos de vida?

A resposta para essas perguntas é um sonoro não.

Quando você era uma criança pequena, precisava chorar, berrar e reclamar para conseguir obter atenção, alimento e abrigo.

Naquela fase da vida, reclamar era uma ferramenta útil para conseguir o que você precisa.

Na vida adulta, contudo, a reclamação além de não nos ajudar a obter o que queremos, muitas vezes tem o efeito oposto.

Ou seja, em vez de ajudar a conseguir felicidade, a reclamação traz ressentimento, insatisfação e até mesmo isolamento.

Você gosta de passar tempo ao lado de quem reclama o tempo todo?

Da mesma forma que você não gosta desse tipo de companhia, é muito provável que as pessoas ao seu redor não gostem quando você fica reclamando o tempo todo.

A única coisa que você ganha quando faz reclamações é uma falsa sensação de alívio, uma falsa ideia de que você está fazendo algo para resolver um problema, quando na verdade só está se queixando passivamente.

Fonte: https://mude.vc/como-parar-de-reclamar/

 

Para o autor norte-americano Joshua Becker, que escreveu livros de sucesso como o “Simplifique”, a reclamação, expressada em sentimentos de dor, insatisfação ou ressentimentos é apenas uma resposta natural e negativa do nosso corpo e que não agrega em nada à nossa saúde.

Becker dá sete dicas de como evitar o hábito de reclamar. Veja abaixo quais são elas:

  1. Esteja aberto às mudanças: Muitas vezes nós reclamamos porque nunca consideramos uma alternativa diferente. Talvez nunca tenhamos pensado que podem existir opções melhores e que são apenas diferentes do que estamos acostumados.
  2. Lembre-se de que o mundo não é perfeito: A vida nem sempre será como nós gostaríamos que fosse. Haverá problemas, julgamentos, dor. O desconforto não deve nos surpreender, afinal, não somos os únicos a passar por momentos difíceis. Portanto, quando antes aceitarmos esse fato, melhor vamos conviver com ele.
  3. Entenda a diferença entre a crítica construtiva e uma reclamação: Há momentos totalmente apropriados para chamar a atenção sobre um erro. No entanto, essa prática nunca deve ser feita de maneira desencorajadora. Veja se a situação pode ser resolvida e foco na resolução do problema. As queixas não colaboram para o diálogo e nem para a solução.
  4. Tenha consciência de quem está ao seu redor: Você está falando com alguém que pode ajudar a resolver o problema ou que tem interesse em chegar a uma solução? Se a resposta é sim, então, use suas palavras com o objetivo de resolver problemas. Deixe claro quais são as suas intenções, mesmo quando for apenas desabafar, assim, quem está te ouvindo estará consciente disse e poderá lhe ajudar a parar de reclamar.
  5. Evite começar conversas com queixas: É muito comum começar um diálogo já reclamando, mesmo que de forma inconsciente. Tente espalhar elogios e coisas boas no lugar das queixas.
  6. Observe seus hábitos: Em qual momento do seu dia você costuma reclamar mais? E em quais situações? Monitore os seus hábitos e evite ocasiões que tendem a te deixar mais vulnerável às reclamações.
  7. Experimente pequenas metas: É muito mais difícil mudar de hábitos quanto tentamos não repeti-lo nunca mais. Mas, se você começar com metas curtas, como tentar não reclamar por um dia e ir aumentando gradativamente, tudo fica mais fácil.
Fonte: https://ciclovivo.com.br/vida-sustentavel/bem-estar/7-dicas-que-te-ajudarao-a-reclamar-menos-e-viver-melhor/

 

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