A prática de Yoga é conhecida pela humanidade há milhares de anos. Entretanto, apesar de antigo, é um conhecimento que continua sempre atualizado e aplicável no dia a dia. Isso acontece porque, na verdade, Yoga é muito mais do que apenas uma prática física. Ela ajuda as pessoas a entrarem e permanecerem em contato com a sua própria natureza.

Uma das primeiras definições do que é Yoga foi criada por Patanjili, autor que escreveu sobre o conhecimento do Yoga em seu momento inicial. Ele afirma que a prática serve para aprendermos a nos estabelecer na quietude de nossas mentes, diminuindo as oscilações dos pensamentos e encontrando o equilíbrio nesse espaço de calmaria. A partir disso, nossas ações seriam mais frutíferas e acertadas.

Tiago Monteleone, coordenador da Sri Sri School of Yoga, escola da Arte de Viver no Brasil, acredita que vivenciar o Yoga todos os dias auxilia na conquista dessa quietude da mente e, consequentemente, na habilidade de fazer boas escolhas. “Na prática física, aprendemos a mexer o corpo em conjunto com a prática da respiração e com a prática mental da meditação. E é através dessa união que conseguimos alcançar esse espaço de quietude”, conta Tiago.

Ele explica, ainda, que quando pensamos em Yoga, naturalmente associamos às posturas (asanas) e exercícios físicos. Mas são alguns dos meios para viver essa tranquilidade, já que o corpo é apenas uma das nossas muitas camadas. É preciso trabalhar de forma integrada o físico, a respiração e a mente e, assim, unir corpo, mente e espírito.

Yoga significa união.
União com o Divino, mas também pode ter o significado de veículo.
Então podemos concluir que Yoga seria o veículo para alcançarmos o Divino.
Yoga também é Consciência.
Yoga é um caminho que leva o homem à conhecer a si mesmo, a praticar uma auto-análise e assim, observar-se sem nenhuma definição pré concebida.
É muito comum ouvir as pessoas dizendo: Ah, não gosto de yoga, é muito parado! Como se Yoga se resumisse à prática de Asanas e posturas.
Yoga não é algo que você faz, mas algo para ser vivido. É estar consciente o tempo todo, em cada momento do seu dia. Você está praticando yoga quando está brincando com seu filho ou realizando as tarefas de limpeza de casa. Yoga é estar plenamente consciente da ação.
O Yoga pode nos ajudar a ter controle sobre a mente para não entrar nos dramas que ela cria.
Foco no agora, e mais consciência, são as chaves para pararmos de cair nas armadilhas que a mente cria.
Se não mais nos identificarmos com as oscilações de nossa psiquê, do ego, começaremos a transcender os condicionamentos humanos.
Condicionamentos esses que nos fazem ficar presos, que faz perdermos a liberdade de ter ações espontâneas, a partir de um centro de presença e não repetições de comportamentos baseados na mente.
Alguns dos benefícios da prática de yoga:
– um corpo mais flexível, alongado e leve
– uma postura muito mais bonita
– mais equilíbrio
– aumento do tônus muscular
– mais oxigênio nos órgãos, portanto, metabolismo mais acelerado, e pele mais bonita
– mais força
– mais consciência corporal
– mais respeito com meus limites
– mais persistência
O aquietamento da mente é o objetivo principal do Yoga. E atingindo esse objetivo começamos a ouvir o que de fato importa…
Aquilo que nossa alma tem a nos dizer.
“Yoga não é um antigo conhecimento enterrado no esquecimento.
É a mais valiosa herança do presente.
É a necessidade essencial dos dias de hoje e da cultura do amanhã.”
Swami Satyananda Saraswati
Fonte: https://www.personare.com.br/conteudo/pratica-e-filosofia-do-yoga-ajudam-a-equilibrar-a-vida-m23293
Fonte: http://www.encontroessencial.com.br/yoga-e-uma-filosofia-de-vida-que-nos-traz-muito-mais-equilibrio-realmente/

 

Se aprofunde nesse universo de possibilidades, envie um e-mail para mkt@cafeyoga.com.br