A ansiedade pode ser compreendida como uma preocupação excessiva com o futuro. Ela provoca medo, nervosismo e uma inquietude descontrolada, que interferem negativamente na vida de quem sofre com o transtorno.

Vários fatores podem provocar a ansiedade. Entre os mais comuns, podemos destacar a pressão no trabalho, problemas familiares, medo de ficar desempregado, problemas financeiros entre outros.

Segundo o Ministério da Saúde, em níveis naturais a ansiedade pode trazer benefícios, pois ela impulsiona o indivíduo a ação. Mas, quando essa ansiedade se excede, ela se torna prejudicial ao funcionamento da mente e do corpo.

Em outras palavras, isso significa que sentir-se um pouco ansioso é normal, já que é esse sentimento que te mantém alerta e te dá coragem para enfrentar diversas situações no seu dia a dia. Porém, quando ele se manifesta em excesso e sem nenhum motivo, é hora de buscar alternativas para controlar a ansiedade.

Benefícios do yoga para controlar a ansiedade

Como você pode perceber, controlar a ansiedade nos estágios iniciais pode impedir que ela se torne patológica e interfira na sua vida pessoal e profissional.

Mas, qual é o papel do yoga nisso?

Em primeiro lugar, a prática te leva ao autoconhecimento, o que é fundamental para que você possa reconhecer a ansiedade em sua vida. Dessa forma, buscar por aulas online capazes de oferecer bem-estar físico e mental fica muito mais fácil.

Em segundo lugar, a combinação de técnicas de respiração, meditação e de posturas praticadas no yoga contribuem para aumentar os níveis de ocitocina e serotonina no organismo, mais conhecidos como hormônios da felicidade. Assim, há a redução do estresse e da ansiedade, além da melhoria da qualidade do sono e do alívio de dores musculares.

Por fim, cabe salientar que o yoga é uma atividade de baixo impacto e, portanto, pode ser praticada em casa. Assim, você se sente muito mais à vontade para realizar as posturas, o que é especialmente benéfico para te ajudar a controlar a ansiedade.

Posturas de yoga para controlar a ansiedade

As posturas (asanas) do yoga trabalham sob 3 pilares: exercício, respiração e meditação. Por isso, a prática melhora a flexibilidade e o condicionamento físico, bem como expande a capacidade respiratória e de concentração.

Postura Fácil (Sukhasana)

Essa postura fortalece a coluna, relaxa o corpo e acalma a mente. Além disso, promove a paz interior, ajudando a controlar a ansiedade e estresse.

Postura da Criança (Balasana)

Essa postura relaxa o pescoço, os ombros e alivia as dores nas costas. Além disso, acalma o coração, centra o corpo e relaxa o sistema nervoso pelo controle da respiração.

Postura do Guerreiro II (Virabhadrasana II)

No aspecto físico, essa postura melhora o equilíbrio, a coordenação motora e corrige a postura. Já sob o aspecto psicológico, esse exercício trabalha a autoestima, a confiança, a coragem e a determinação. Além disso, acalma os pensamentos e ajuda a controlar a ansiedade, sendo benéfico tanto para o corpo quanto para a mente.

Fonte: https://namu.com.br/portal/corpo-mente/como-a-pratica-de-yoga-ajuda-a-controlar-a-ansiedade/

 

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