Você já deve ter visto por aí, na internet, filmes ou desenhos da divindade com cabeça de elefante, tronco humano, quatro braços e uma imensa barriga. Essa figura simboliza o universo. Ganesha faz parte da família de deuses mais populares do Hinduísmo, sendo o filho mais velho de Shiva e Parvati.

Ganesha representa a boa sorte e a prosperidade, além de eliminar os obstáculos, abrindo caminhos aos adeptos. Ganesha promove a boa sorte, a positividade, a prosperidade individual e familiar, a compaixão, a força e remove a dor, trazendo equilíbrio.

Vamos entender a simbologia de Ganesha:

Orelhas e cabeça: as enormes orelhas e a cabeça de elefante ilustram os dois primeiros passos para a autorrealização do devoto: o “Sravanam”, escutar o ensinamento, e “Mananam”, refletir sobre ele. Dessa forma, permite que as pessoas pensem mais sobre suas vidas e metas. A conhecida frase “pensar fora da caixinha” precisa ser entendida como mais do que um provérbio clichê. É preciso escutar o outro com mais atenção.

Tromba: a tromba representa “Viveka”, a capacidade de discernimento entre o eterno e ilimitado. “Nitya” se refere ao não eterno. O limitado é o significado de “Anitya”.

Presas: As presas representam as oposições do frio e calor, dor e prazer, alegria e tristeza, bom ou mau etc. Significa que seus devotos devem ser sábios a todo momento para desfrutar desse equilíbrio em suas vidas (representado por uma presa quebrada). Além disso, a presa quebrada junto à caneta localizada na mão direita inferior representa o sacrifício, que também serviu para escrever o Mahabharata, um dos maiores clássicos épicos da Índia.

Barriga/Tronco: A ampla barriga representa a capacidade de Ganesha engolir, digerir e assimilar todos os obstáculos, tanto os maus como os bons. Assim, pode transmitir seus ensinamentos de superação e “abertura de caminhos”. O ratinho que fica sempre aos seus pés simboliza o ego dos seres e seus desejos mundanos, como inveja e cobiça pelo que é do próximo, a todo momento roubando para si e comendo mais do que pode aguentar e armazenando bens além de sua capacidade de memória.

Rato: O rato representa a astúcia que devemos ter contra os revezes da vida. Também indica que devemos ser fiéis a nós mesmos, sem sucumbir às maldades do mundo.

Mão esquerda superior: Ganesha segura uma corda em sua mão esquerda superior para capturar as dificuldades. Mesmo sendo um instrumento delicado, possui toda a força para prender a negatividade.

Mão esquerda inferior: A mão inferior esquerda oferece Modaka, que é um doce feito de leite e arroz tostado. O Modaka representa a grande satisfação, plenitude alcançada pelos seus devotos por meio de um caminho repleto de disciplina e autoconhecimento.

Mão direita superior: Na mão direita superior, Ganesha possui um aguilhão que auxilia a humanidade a impulsionar-se para a frente, avançando no eterno caminho para eliminar todos os obstáculos.

Flores: As flores representam o desapego mundano, ensinando todo mundo a dar e compartilhar conhecimento, bens, atenção, vida, bondade etc.

Ganesha é a divindade que simboliza a superação e, acima de tudo, é quem os hindus procuram para solicitar sucesso em seus projetos. É o primeiro deus que é reverenciado em todos os rituais hindus. Geralmente, sua imagem está esculpida em estátuas posicionadas nos portões dos templos e casas, protegendo as suas entradas. Além de ser o deus removedor de todos os obstáculos negativos e protetor de todos os seres. Sua bondade e proteção contrastam com sua aparência monstruosa. Representando o conhecimento, o sábio, o pleno e os meios para realização pessoal.

Segundo os hindus, os devotos que seguem e reverenciam seus ensinamentos alcançam, em primeiro lugar, o equilíbrio pessoal. Os demais benefícios – saúde, sucesso, prosperidade e fortuna – são consequências da sabedoria suprema adquirida por devotarem-se a Ganesha.

Fonte: https://www.eusemfronteiras.com.br/o-que-voce-pode-aprender-com-ganesha/

 

Quer saber mais? Venha fazer uma aula de Yoga com a gente!

CLIQUE AQUI E CONFIRA NOSSA GRADE DE AULAS:

http://planoscafeyoga.com.br/

Entre em contato com a gente pelo e-mail: contato@cafeyoga.com.br