Um yogi e yogini (forma feminina para o termo) é um termo que caracteriza os praticantes de yoga. Esta designação é mais usada para praticantes avançados. A palavra “yoga” em si – oriunda da raiz Sânscrita yuj (“unir”) – é normalmente traduzida como “união” ou “integração” e pode ser entendida como a união com o Divino, ou integração do corpo, mente, e alma.

Pelo quarto caminho ensinado por Gurdjieff, a palavra yogi é usada para denotar especificamente um caminho de evolução mental, comparado com a palavra faquir (a quem Gurdjieff usou para desenvolver um caminho do físico) e monge (que é usada para o desenvolvimento emocional).

No português contemporâneo, yogin é um forma alternativa para a palavra yogi, um ser humano que pratica yoga, normalmente no seu sentido mais autêntico é aquele que se pauta por um conjunto de disciplinas físicas e mentais com a intenção de atingir moksha (liberação).

Entre os hindus, um iogue é aquele que atingiu o yoga, aquele a quem nada perecível tem poder, para aquele que as leis de natureza não existem mais, que foi emancipado desta vida, de modo que mesmo a morte não adicione nada a seu êntase, aquele que atingiu a libertação final ou Nirvana, como os Budistas dizem.

A prática do yoga, principalmente, depende de instrutores formados em cursos de formação de Instrutores com certificado e regulamentação profissional em órgãos específicos. Diferindo do mundo oriental por não constituir-se na relação ensino – aprendizagem, apenas como uma relação mestre – discípulo, fundamentada no hinduísmo ou nas diversas escolas de interpretação distinta do conhecimento védico tradicional.

É consensual a afirmação de que o yoga não é nenhum tipo de ginástica, nem modalidade alguma de educação física, compreende técnicas corporais, bioenergéticas, emocionais, mentais. Utiliza-se cerca de 50 exercícios respiratórios, sendo que alguns não podem sequer ser ensinados por livros e são considerados secretos, apreendidos em ritos de iniciação associados ao domínio da meditação, controle mental – emocional e ao despertar. Yoga é uma forma de terapia associado à medicina Ayurveda.

 

Quer saber mais? Venha fazer uma aula de Yoga com a gente!

CLIQUE AQUI E CONFIRA NOSSA GRADE DE AULAS:

http://planoscafeyoga.com.br/

Entre em contato com a gente pelo e-mail: contato@cafeyoga.com.br