A importância do autoconhecimento

O autoconhecimento é importante para qualquer pessoa. Já imaginou como é se sentir vazio? Sem saber o que gosta ou o que deseja para o futuro? Infelizmente, muitas pessoas se sentem assim e acabam por terem uma vida frustrada, sem perspectiva.

Tanto na vida pessoal (emocional) quanto na profissional é preciso ter autoconhecimento. Realizar tarefas do dia a dia também exige um pouco mais de você. Na prática de esportes, na ida ao mercado, na conversa entre amigos, você precisa se conhecer.

É essencial saber sobre suas capacidades, gostos e qualidades, assim como suas dificuldades e tudo aquilo que te faz mal. É nesses pequenos detalhes que você encontra respostas para os mais diversos questionamentos internos. E um dos jeitos de se autoconhecer é por meio da meditação.

A meditação no dia a dia

A meditação é uma prática milenar que ajuda o ser humano a se conectar com o seu eu. É o tempo de focar no presente, não permitindo que os pensamentos ruins tomem conta da sua mente. A meditação também é um método que auxilia nessa jornada de conhecer a si mesmo.

Entre os benefícios da meditação, além do autoconhecimento, estão o aumento de bem-estar e alívio de sintomas de depressão, ansiedade e estresse.

A meditação é um ótimo método para o autoconhecimento e é capaz de proporcionar ao individuo uma viagem profunda ao seu próprio eu. É como se olhasse para o seu interior, para sua alma e emoções, e conseguisse enxergar o que tem lá. Ajuda a ganhar mais consciência, a entender o seu corpo e os pensamentos. A meditação ajuda a manter o equilíbrio entre corpo e a mente.

Atividades que trabalham o desenvolvimento pessoal, como o yoga, também são de grande auxilio para quem busca ter mais conhecimento sobre si. O mindfulness, como conhecido como atenção plena, é outro método que trabalha a mente e o interior.

 

Respirar corretamente não deve se restringir para a meditação. Saber como respirar ajuda a ter uma prática melhor e a alcançar os objetivos desejados. Os pranayamas, técnicas de respiração, podem ser utilizados durante a meditação. Bhastrika e nadi shodhana são alguns dos mais conhecidos.

Para quem está em busca do autoconhecimento deve ser persistente, nada vem de um dia para o outro. Há quem diga que conhecer a si mesmo é uma longa jornada, e só com as situações do dia a dia é possível chegar no nível tão sonhado. Isso também vale para a prática de meditação.

Fonte: https://namu.com.br/portal/corpo-mente/meditacao/

 

Se aprofunde nesse universo de possibilidades. Faça uma aula experimental com a gente. Envie um e-mail para mkt@cafeyoga.com.br