Ao iniciarmos um novo caminho, nova profissão ou área de estudos, sempre nos deparamos com o desafio de conhecer os termos utilizados que, muitas vezes, são estranhos ao nosso entendimento, porém são extremamente úteis para entender melhor a área de conhecimento que estamos seguindo. Por isso, separamos um glossário com palavras (e seus significados) que são fundamentais para entender e se familiarizar com a filosofia do Yoga para vivê-la em sua plenitude e intensificar os efeitos das práticas. Confira:

1- Asanas: Quando falamos em Yoga a primeira imagem que nos vem à nossa mente é a de alguém em uma posição que desafia as leis da gravidade. Asana são as posturas (ou posições) que trabalham o corpo tanto na parte física quanto na parte sutil.

2- Chakras: Os primeiros Yogis ensinam-nos que o nosso corpo é formado por um sistema de energia composto por 7 centros localizados ao longo da coluna vertebral. Estes centros são chamados de Chakras. São eles: Raiz, Sacral, Plexo Solar, Coração, Garganta, Terceiro Olho e a Coroa.

3- Mantra: A palavra Mantra significa em sânscrito instrumento para o pensamento

[adequado] (man = pensamento, mente; tra = instrumento). Um Mantra é uma fórmula sonora que tem um significado, uma vibração, e tem como objetivo lembrar algo importante para o praticante.

4- Meditação: É o exercício utilizado para acalmar a mente. A prática da meditação consiste em deixar os pensamentos fluir livremente, sem julgá-los, para então atingir um estado de completude e união com o todo.

5- Moksha: Significa “Liberação” ou “libertação”. Condição em que o indivíduo se liberta da ignorância (avidya) ao realizar a sua Essência (purusha) contida no absoluto (atman).

6- Mudra: Este termo possui uma vasta gama de significamos os mudras da mão, por exemplo, são gestos usados durante as posturas corporais para intensificar seu efeito ou posições oculares, posturas realizadas com todo o corpo e técnicas de respiração que também podem ser chamadas de mudras.

7-Namastê: Namastê é um cumprimento muito utilizado na prática do Yoga. O significado é: “O em mim, reconhece e saúda o ser em ti”. É uma saudação de reconhecimento da divindade que habita em todos nós.

8-Namaskar: esta expressão é também uma saudação, porém uma versão mais formal do Namastê que se usa quando nos referimos a uma pessoa importante ou ao nosso mestre Yogi. Você também pode ter escutado o nome “Surya Namaskar” que é uma sequência de posturas em saudação ao sol.

9- OM: Prenuncia-se “ahh-ohh-mmmmm”, é uma longa exalação proferida antes e depois da prática e simboliza a vibração universal ou o som primordial e tem um efeito terapêutico benéfico para todo o corpo e mente do yogi.

10- Prana: É a energia vital que permeia todo o universo, incluindo a nós, humanos. Em sânscrito significa “energia absoluta”. Na cultura chinesa é conhecido como Chi, . No Yoga são praticados alguns exercícios de respiração para o controle dessa energia que é chamada de Prana.

11- Pranayama: O Pranayama é a série de exercícios para controle da energia prânica praticados no final de uma sessão ou nas práticas individuais.

12- Sadhana ou Abhyasa é um termo sânscrito que significa prática espiritual, é a prática diária de yoga que tem como objetivo principal levar o praticante à meta do Yoga que é a iluminação (moksha).

13- Shanti: É outro termo familiar aos praticantes de yoga e muitas vezes ouvido em alguns mantras. A sua tradução é “Paz”.

14- Sutras: Os Sutras são textos clássicos escritos em sânscrito que abordam toda a temática da prática e dos ensinamentos para seguir a filosofia do Yoga.

15- Yogi ou Yogini: Um Yogi é alguém que prática Yoga, se for mulher usamos o termo Yogini.

 

Procurando saber mais sobre Yoga? Entre em contato:

contato@cafeyoga.com.br