Muitas pessoas já sabem – e pesquisas comprovam – que o uso do Lota ajuda a combater a rinite, a sinusite e outros distúrbios respiratórios. Mas como isso acontece?

A explicação mais básica é que a solução salina (uma colher de chá rasa de sal para 500 ml de água morna filtrada) “afina” o muco, ajudando-o a fluir pelas cavidades nasais. Além disso, o sal tem propriedades antibacterianas.

Em termos mais técnicos, a solução salina melhora a depuração mucociliar. Em outras palavras: as células da mucosa nasal possuem pequenas estruturas, chamadas cílios, que são responsáveis por empurrar o muco na direção da garganta, para ser engolido, ou rumo ao nariz, para ser assoado. O uso da solução salina ajuda a aumentar a velocidade e coordenação desses cílios, promovendo a remoção do muco e, com ele, os alergênicos e irritantes que causam problemas respiratórios.

No caso específico da sinusite, uma grande vantagem do Lota é o fato de a solução salina se infiltrar pelos capilares dos ossos do sinus frontal e seios nasais. Nesse momento acontece o amolecimento e remoção das crostas do muco, catarro, ou pus da infecção da sinusite – que estão aderidas, porque os ossos são porosos.

Os fármacos que “secam” a secreção fazem com que ela não saia de lá, por isso o uso continuo da limpeza nasal tem muito sucesso no combate à sinusite. E o melhor: isso ocorre de uma forma totalmente natural, sem os efeitos colaterais indesejáveis dos medicamentos.

Como usar:

– Aqueça, em uma vasilha, 500mL de água filtrada ou mineral até ficar levemente morna (o Lota, por ser de porcelana, pode ser colocado diretamente no micro-ondas para aquecer a água)
– Adicione uma colher de chá rasa de sal de cozinha e misture bem até dissolver todo o sal (para sinusites, recomendamos pingar três gotas de extrato de própolis na água)
– Coloque a água com sal no Lota até encher
– Encoste o bico do aparelho numa das narinas de modo que se encaixe perfeitamente. Incline a cabeça para frente e para o lado, deixando a boca entreaberta, e respire pela boca devagar
– Vá inclinando o Lota para que a água entre pela narina e espere que ela saia pela outra narina
– Use todo o conteúdo de um lado e assoe o nariz devagar
– Repita o procedimento para o outro lado
– Em seguida, assoe o nariz vigorosamente várias vezes, sem tampar nenhum dos lados

Fonte: https://www.lota.com.br/como-funciona-o-lota