Canais de Energia e as fáscias

Na visão Hatha Yoga, a saúde do corpo e da mente, bem como a longevidade estão associadas à flexibilidade do corpo, especialmente a flexibilidade da coluna. Entenda a flexibilidade como o movimento fluido, dentro dos limites de amplitude do seu corpo. A prática de ásanas dá muita ênfase à mobilização da coluna, em todas as suas possibilidades de mobilidade. Isso acontece porque os principais canais de energia, nadis, estão posicionados ao longo da coluna. A mobilização da coluna é fundamental tanto para a circulação de sangue e de nutrientes nos órgãos, bem como para manter o fluxo de energia e a sensibilidade dos sentidos. Os ásanas foram elaborados de tal maneira que mantém o fluxo de energia livre em todo o corpo, especialmente na coluna. E isso é fundamental para a saúde do corpo e para a acuidade da mente e dos sentidos.

A ciência tentou por muito tempo encontrar um equivalente dos canais sutis de energia no corpo físico. Suspeitou-se que fosse o sistema nervoso. Atualmente pesquisas sugerem que esse equivalente do corpo sutil no corpo físico é o tecido conjuntivo em toda a sua complexidade. O tecido conjuntivo está presente em todo o nosso corpo, nos músculos, ossos e órgãos.

Os textos de Yoga dizem que há cerca de 1.000 a 350.000 nadis em nosso copo. O número mais comum mencionado é de 72.000 nadis, sendo 10, 14 ou 15, as mais importantes, a depender do texto. Ou seja, não há parte do nosso corpo que as nadis não estejam presentes.

O mesmo acontece com o tecido conjuntivo. Ele permeia todo o nosso corpo, inclusive as nossas células. Todos os sistemas que o movem – circulatório, nervoso, músculo-esquelético, trato digestivo e os órgãos – estão cobertos por tecido conjuntivo. Além de moldar o corpo, ele o conecta por inteiro. Todas as nossas células estão conectadas por essa rede formada pelo tecido conjuntivo. Ele também faz parte do sistema imunológico.

Segue abaixo algumas imagens tiradas do livro “Trilhos Anatômicos” que ilustram alguns trilhos fasciais. O mais incrível de perceber é que nos ásanas nós trabalhamos a mobilização de todas essas linhas.

https://www.vidadeyoga.com.br/o-poder-dos-asanas/

 

Quer saber mais? Venha fazer uma aula de Yoga com a gente!

CLIQUE AQUI E CONFIRA NOSSA GRADE DE AULAS:

http://planoscafeyoga.com.br/

Entre em contato com a gente pelo e-mail: contato@cafeyoga.com.br