“Ciência da vida”: Essa é a tradução de Ayurveda, sabedoria desenvolvida pelos indianos há mais de sete mil anos e que é um dos mais antigos sistemas medicinais existentes. A medicina ayurvédica baseia-se na ideia de que todas as pessoas possuem doshas, que são influenciados pelos cinco elementos do universo (éter, ar, fogo, água e terra).

Todo mundo carrega em si os três doshas existentes, em diferentes proporções: Vata, regido por ar e éter, Pitta, por fogo e água, e Kapha, por terra e água. Quando nascemos, essa proporção dos elementos está em equilíbrio (prakrti), mas ao longo dos anos há um desequilíbrio natural causado pelo estilo de vida de cada um, o que para os estudiosos dessa sabedoria colabora para o surgimento das doenças.

Tipos de dosha

Cada pessoa possui quantidades e combinações diferentes dos elementos da natureza no seu corpo. O elemento dominante é o que determina o dosha principal, enquanto o secundário é aquele presente em menor proporção. A medicina ayurvédica classifica sete tipos básicos: 1) vata 2) pitta 3) kapha 4), pitta-vata 5) kapha vata-6), pitta-kapha 7) vata pitta-kapha.

Mas por que é importante conhecer o seu dosha? Para a Ayurveda, os doshas definem as necessidades nutricionais, físicas e psicológicas de cada pessoa. Identificar e compreender o seu dosha ajuda a compor uma dieta alimentar e uma rotina que beneficiem o seu corpo e o seu espírito.

Fonte: https://www.jasminealimentos.com/alimentacao/comer-bem/conheca-os-doshas/

 

Quer saber mais? Venha fazer uma aula de Yoga com a gente!

CLIQUE AQUI E CONFIRA NOSSA GRADE DE AULAS:

http://planoscafeyoga.com.br/

Entre em contato com a gente pelo e-mail: contato@cafeyoga.com.br