Somos seres sociais e, por isso, estar com nossos amigos, com nosso companheiro ou com familiares nos faz tão bem. Não é segredo que interagir com outras pessoas melhora a imunidade, reduz o estresse e aumenta a expectativa de vida. Por outro lado, ficar só é visto por muitos como algo negativo, pois confundimos solitude com solidão.

Assim, fazer algumas atividades sozinho nos permite desfrutar do que amamos, a nossa própria maneira. Além disso, estar só é uma oportunidade de promover o autoconhecimento e refletir sobre nossas expericências de vida.

 

Qual é a diferença entre solitude e solidão?

As pessoas confundem, mas há uma enorme diferença entre solitude e solidão.

A solidão implica estar isolado socialmente, mas desejar ter companhia. Você pode, por exemplo, estar sozinho em casa em um sábado à noite e sentir uma solidão enorme. A solidão gera um vazio, um incômodo e um sentimento de tristeza.

Na solitude, a pessoa está só, mas não se sente sozinha. Aproveita da própria companhia e tira um descanso das interações sociais para ficar consigo mesma.

Muitos estudos apontam as desvantagens psicológicas da solidão e do isolamento social. No entanto, muitas evidências mostram que ficar a sós pode ser positivo quando:

  • É voluntário
  • É temporário
  • O círculo social se mantém
  • A pessoa se sente cômoda em ficar sozinha e realmente aproveita esse tempo

 

7 benefícios de passar um tempo sozinho

Passar um tempo fazendo algo sem a companhia de ninguém pode ter benefícios físicos, sociais e psicológicos, mas o segredo para alcançar essas recompensas é realmente estar bem.

Veja abaixo 7 benefícios da solitude:

1. Seus interesses passam a ser prioridade;

2. Aumenta a criatividade;

3. Melhora a qualidade das relações;

4. Fomenta a autoconsciência;

5. Ajuda a processar emoções;

6. Aumenta a autoconfiança;

7. Promove a autonomia.

Fonte: https://br.mundopsicologos.com/artigos/por-que-e-importante-passar-um-tempo-sozinho

A prática de yoga, é um excelente exemplo, onde você tem a oportunidade de se conectar com a sua própria essência e ser a sua própria prioridade.

 

Se aprofunde nesse universo de possibilidades. Faça uma aula experimental com a gente. Envie um e-mail para mkt@cafeyoga.com.br