“A mente é o rei dos sentidos, a respiração é o rei da mente” – B.K.S. Iyengar

Inicialmente, o ato de respirar parece simples, já que fazemos isso naturalmente, porém, é um processo que envolve algumas etapas. É através da respiração que o nosso corpo absorve oxigênio e é através do oxigênio que produzimos energia e eliminamos gás carbônico. O sistema respiratório, além de outras coisas, auxilia no controle do Ph do sangue e calor do organismo.

Não prestamos atenção a este processo, mantendo-o como uma função automática, porém, quando damos devida atenção, através de várias técnicas, descobrimos vários benefícios que podem nos trazer mais qualidade de vida.

Estas técnicas são chamadas de pranayama.

Os pranayamas possuem três propósitos dentro do yoga:

  1. Levar oxigênio para o sangue,
  2. Controlar energia vital (prana),
  3. Dominar e equilibrar a mente e com isso as emoções.

Alguns benefícios ao tornar a respiração consciente:

  • Trazer para o aqui e agora,
  • Não ficar divagando em pensamentos, principalmente durante atividades importantes,
  • Ser levado para o momento presente
  • Acalmar pensamentos acelerados e desordenados.
  • Harmonizar,
  • Foco,
  • Concentração

Alguns exercícios respiratórios:

Nadhi Shodhana

Nadi é uma palavra que vêm do sânscrito que significa “canal” ou “fluxo” e shodhana, que significa “purificação”. Esta prática consiste na respiração nasal alternada.

Este exercício purifica e limpa os canais sutis da mente e do corpo.

 

 

 

Bhramari

Esta palavra deriva da abelha rainha negra indiana chamada Bhramari, e tem como principal foco, acalmar instantaneamente a mente num momento de raiva.

Bhastrika

É um exercício de respiração tradicional no yoga, conhecido como “respiração de fole”, ajuda a aumentar o Prana, utilizado para energizar o corpo.

Ujjayi ou respiração vitoriosa

Utilizada principalmente na execução dos asanas, para ajudar na frequência cardíaca. Esta prática também é conhecida como “respiração do som do mar”, ajuda a aquecer o corpo e entrar num momento de introspecção.

Fonte: https://omjoy.blog.br/a-importancia-da-respiracao-no-yoga/

 

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