Yoga é, sem dúvida, uma das melhores formas de melhorar a flexibilidade, que é muito importante para o ser humano, independente da sua condição física e idade.

Não é necessário já ser flexível para praticar yoga!  Muito pelo contrário, yoga é para todos e uma excelente forma de trabalhar o alongamento e aliviar as tensões musculares, além de tantos outros benefícios para o corpo e para a mente.

Aumentar sua flexibilidade tem muitos benefícios, incluindo:

  • Menos tensão muscular. Quando você alonga seus músculos, está liberando a tensão e a rigidez, o que torna o movimento mais fácil.
  • Menos dor. Músculos tensos são músculos doloridos. Uma melhor flexibilidade ajuda a liberar a tensão, o que pode aliviar a pressão e o estresse em áreas como pescoço, costas e ombros.
  • Menos estresse. Liberar a tensão pode ajudar seu corpo e sua mente a se sentirem mais relaxados.
  • Melhor circulação. A flexibilidade pode aumentar o fluxo sanguíneo e um melhor fluxo sanguíneo pode ajudar na recuperação muscular. Também pode ajudá-lo a evitar a rigidez pós-treino.
  • Menor risco de lesões. Quando seus músculos estão mais fortes e flexíveis, eles se tornam menos suscetíveis a lesões.
  • Melhor postura. Você já percebeu como fica todo desleixado quando seu corpo fica tenso? Liberar essa tensão pode ajudá-lo a sentar-se ereto e aliviar a tensão sobre os músculos.
  • Maior amplitude de movimento. A melhor flexibilidade torna o movimento das articulações muito mais fácil.

Yoga para flexibilidade é um resultado da prática com o tempo.  E existem diferentes posturas, variações de posturas, que facilitam a prática de yoga para iniciantes que desejam trabalhar sua flexibilidade.

Yoga para flexibilidade da coluna

Como a maioria de nós permanece sentada muitas horas, nem sempre nos movendo o suficiente ou na postura adequada, dores nas costas são comuns, assim como uma falta de flexibilidade nesta região.  A boa notícia é que quase todas as posturas de yoga trabalham a flexibilidade da coluna, através de extensões, flexões e torções.

Para ter mais flexibilidade no yoga também é importante permitir tempo para seus músculos alongarem.  Por isso a permanência na postura é uma variável chave se o seu objetivo for aumentar a sua flexibilidade.  Imagine um elástico. Se você puxar e soltar rapidamente, ele não vai mudar. Mas se for puxá-lo até o seu limite e segurar por um tempo, é provável que quando voltar à posição normal estará um pouco mais longo.  Assim, quando estiver fazendo sua prática, entre na postura com cuidado se alongando até o seu limite e permaneça por pelo menos 3 longas respirações inicialmente. Com o tempo, e à medida que seu corpo ficará mais flexível, aumente o tempo de permanência na postura.

Confie que quanto mais você praticar yoga regularmente, mais flexível se tornará com o tempo.

Fonte: https://yogateria.com.br/yoga-para-flexibilidade/

 

Um corpo mais flexível, reflete também em uma vida mais flexível!

 

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