Não importa se você está se preparando para o Enem, vestibular, concurso público, uma certificação ou avaliação de TCC e Mestrado. Estudar exige muito esforço mental e, em alguns casos, a pressão pode atrapalhar o seu desempenho. Conseguir o equilíbrio entre o corpo e a mente é uma tarefa desafiadora. A yoga tem a função de ajudar exatamente nesse processo.

Com a prática de yoga você conseguirá relaxar a mente e focar toda sua energia em momentos de estudo. Assim, ficará mais disposto e capaz de absorver o conteúdo estudado. Além disso, ganhará mais confiança, felicidade e novos aprendizados pessoais. Quer saber por onde começar? Acompanhe nossas dicas.

Entenda a yoga

Yoga é um conceito é uma filosofia, que trabalha o corpo e a mente, através de disciplinas tradicionais. Geralmente, ela está relacionada ao budismo e ao hinduísmo, com práticas como exercícios e meditação para trabalhar a parte física e também a mente.

Sendo assim, yoga é uma filosofia de vida que tem sua origem na Índia, há mais de 5000 anos, e atualmente é conhecida como sistema holístico que trabalha o corpo e a mente ao mesmo tempo.

Além de manter o corpo saudável, ativo e tonificado, os benefícios da yoga refletem na sua estrutura mental e emocional. Tem reflexos constantes e comprovados na melhora da concentração, do foco, do relaxamento, da autoestima e da estabilidade emocional.

Com a yoga, você terá respostas claras dos exercícios recorrentes.

Você precisa entender que na yoga existem diversas posturas que o corpo é capaz de fazer (compreendendo as diversas formas possíveis de pensar sobre uma situação, na terapia).

Além disso, existem diversas formas de respirar (adquirindo novos comportamentos e posturas de acordo com a especificidade cognitiva). Assim, unindo esses dois pontos, você, adquire uma nova forma de pensar e focar, adquirindo a capacidade de meditar.

Com o tempo, no meio do caos, em um centro lotado, você será capaz de praticar yoga. Assim, quando estiver no meio do caos dos estudos, terá mais capacidade para focar, se concentrar e absorver conhecimento.

Benefícios

Por conta dos exercícios de alongamento e, principalmente, pelos de respiração, o yoga promove um relaxamento profundo em seus praticantes. Concentrada durante toda a aula, com foco exclusivo em seus movimentos e sua respiração, a pessoa consegue desacelerar a mente. Isso proporciona um descanso mental intenso no momento da prática e ensina o aluno a manter a mente no presente em outros momentos de seu dia.

  • Rejuvenescimento;
  • Prevenção de problemas na coluna vertebral;
  • Emagrecimento;
  • Eliminação do estresse;
  • Equilíbrio do sistema nervoso;
  • Alegria de viver;
  • Serenidade;
  • Aumento do bem-estar e energia;
  • Melhora da saúde.

Benefícios da Yoga para os estudos

Mantém você focado

Um componente importante do yoga é manter você focado no presente. Praticantes de meditação se mostraram excelentes solucionadores de problemas, além de reter mais informação. Provavelmente estavam menos distraídos por outros pensamentos e focados na tarefa que tinham pela frente. Afinal, a prática constante da yoga vai preparar você para isso.

Acalma sua mente

Frustrações, arrependimentos, raiva e medo estão associados ao estresse, assim como enxaquecas, insônia, lúpus, hipertensão e ataques cardíacos. Aprenda a combater isso com uma mente mais calma e viva mais e melhor.

Se você estiver disperso e com a mente inquieta, dificilmente conseguirá se concentrar nos estudos.

Ansiedade e estresse

Durante a prática de yoga é possível notar uma tranquilidade momentânea, já que é preciso estar concentrado para realizar todos os movimentos.

A respiração correta também ajuda, relaxa o corpo e traz equilíbrio, tanto para o físico quanto para a mente. Afinal, não adianta você ficar inquieto com todas as tarefas que precisa fazer.

É preciso diminuir a ansiedade para conseguir mais concentração nos estudos e na vida.

 

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