Quantas vezes você já se sentiu frustrado, sobrecarregado, cansado? Quantas vezes você fez algo que não gostaria apenas para agradar alguém? Se você está nessa situação ou já se sentiu assim, é porque você precisa desenvolver o autoconhecimento. E esse é um processo extremamente necessário.

Se autoconhecer é fundamental para enxergar a direção certa para seguir em sua vida, para viver com mais felicidade e chegar mais próximo da realização dos seus sonhos. Afinal: Qual é seu maior sonho? O que te faz feliz? Como você se imagina daqui a 1, 3, 5, 10 anos na vida profissional e pessoal? Você já fez essas perguntas a si mesmo? Para chegar ao autoconhecimento é preciso responder a cada uma delas e a resposta está dentro de você. Ninguém, a não ser você, é capaz de montar o quebra-cabeça dos seus sentimentos e anseios.

Quem conhece a si mesmo tende a valorizar mais a própria vida e fortalecer sua autoestima. Consequentemente, fica mais confiante e estável emocionalmente.

  • Existem muitas informações que você precisa descobrir dentro de você. Ao se autoconhecer, todas as suas experiências, características, qualidades e defeitos ficam em evidência. Dessa forma, fica mais fácil perceber pontos que podem estar barrando seu desenvolvimento pessoal ou até mesmo traumas que te impedem de viver uma vida plena.
  • Somos atropelados por informações, tarefas, deveres e compromissos. Como é possível lidar com tudo isso com motivação e autoconfiança? Autoconhecimento. Só é possível lidar com esse volume de informações com mais tranquilidade quando você consegue enxergar seus pontos fortes e fracos, todas as suas conquistas e qual seu propósito de vida. Assim, você vai conseguir viver uma vida com mais consciência e ter clareza na tomada de decisões.
  • O autoconhecimento é um pré-requisito para o sucesso. Isso porque quando você está em processo de autoconhecimento, você descobre suas habilidades, qualidades, deficiências e potenciais. Assim, você tem a possibilidade de expandir seus limites e reforçar pontos fracos. Pessoas que sabem usar seus recursos próprios se destacam.
  • Quando você consegue visualizar todas as ferramentas disponíveis e onde quer chegar, é possível criar um planejamento. Ao criar metas de pequeno, médio e longo prazo, você organiza sua vida, otimiza seu tempo e realiza seus mais ousados sonhos.
  • Se autoconhecer nada mais é que encontrar-se consigo mesmo. É olhar para dentro dos próprios olhos e enxergar as coisas com clareza e sinceridade. Enfim, é alcançar o equilíbrio dos seus sentimentos e das suas emoções. É saber respirar, refletir e agir de forma consciente em cada situação.

Estude a si mesmo, observando que o autoconhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz.

Allan Kardec.

Fonte: https://trevodepapel.com.br/blog/5-motivos-porque-voce-deve-investir-em-autoconhecimento/

 

Entre no seu universo interno. Venha despertar e praticar junto com a gente!

Informações sobre Aulas de Yoga, Cursos de Formação, Terapias: Envie um e-mail para mkt@cafeyoga.com.br