A respiração é instintiva, quando nascemos, não precisamos que ninguém nos ensine como fazer esse movimento.

As tensões e os medos, porém, nos levam a praticar a respiração mais curta e rápida – e quando isso se torna frequente, acaba por prejudicar a saúde mental e física. Observar esse padrão e resgatar a respiração abdominal ou diafragmática, praticada pelos bebês, ajuda a relaxar.

A respiração, é uma atividade voluntária e involuntária. Ou seja, embora aconteça automaticamente ao dormimos, por exemplo, temos a capacidade de controlá-la quando queremos e precisamos. O que — com um pouco de treino — pode ser usado a nosso favor.

Se você se sentir ansioso ou com seu humor alterado, é hora de parar e respirar profundamente para baixar a ansiedade e voltar a um estado confortável.

Há coisas extraordinárias que podem acontecer e mudar o rumo da nossa vida. Precisamos estar conscientes para fluir neste momento. E praticar a respiração consciente é o caminho para essa transformação. 

 

Uma respiração fácil e prática de ser executada é a respiração de 4 tempos. Para praticar:

Sente-se de forma confortável no chão ou em uma cadeira, relaxe suas mãos nas coxas.

Inspire contanto até 4.

Retenha o ar contando até 4.

Expire contando até 4.

Retenha sem ar contando até 4.

Pratique com os olhos fechados para interiorizar ainda mais. Repita esse ciclo algumas vezes, sem pressa e receba os benefícios.

 

Entre no seu universo interno. Venha despertar e praticar junto com a gente!

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Namaste!