Há pessoas que estão sempre cansadas. Acordam parecendo que não dormiram nada. Lamentam pela rotina profissional, lamentam não poder dormir mais, lamentam ter que viver. Elas fazem tudo lentamente. É um cansaço eterno que contamina os que vivem ao seu redor.  Essas pessoas se arrastam pela vida feito lesmas. Apresentam semblante pálido, derrotado e o resto do corpo acompanha o panorama.

Muitos fatores contribuem para a perda da vitalidade. Se você pensa que a idade é um deles, está enganado.  A idade provoca alterações no organismo, porém, envelhecer não é sinônimo de perda de energia. O emocional é quem rouba nossa energia. Trabalhar a vida toda sem nunca ter conseguido exercer sua vocação. Não ter o convívio da família, não ter amigos, sofrer seguidas desilusões amorosas abre um imenso vazio. Uma vida repleta de amarguras, decepções conosco e com os outros apaga nossa luz pouco a pouco.

Reunimos os principais ladrões de vitalidade:

Não cuidar da saúde

O corpo humano é uma máquina. A falta de manutenção o faz parar aos poucos. Vários combustíveis contribuem para o funcionamento da máquina. Dormir não recupera apenas o sono. Noites mal dormidas trazem vários problemas. Distúrbios do sono atrapalham os mecanismos de memória, afeta o sistema imunológico, provoca aumento de peso, envelhece, eleva a pressão arterial e reduz a expectativa de vida.

Alimentação é outro pilar da vitalidade. Gorduras e comida industrializada são venenos. Cansaço, irritabilidade, obesidade, colesterol alto, hipertensão e diabetes são consequências de uma alimentação inadequada. Sedentarismo provoca envelhecimento precoce e colabora para os problemas citados anteriormente. O lazer é importantíssimo para o desenvolvimento pessoal. Ir ao parque, viajar, ir a festas e shows traz relaxamento, estimula o surgimento de amizades, promove a autoestima.

Sentimentos tóxicos

Remoer um problema anos a fio atrasa a vida. Lembrar o mal que fizeram para você é viver na marcha ré. O passado não deve ser ignorado, ele nos ensina o que fazer e o que evitar. Algumas pessoas não conseguem entender isso. A raiva é um sugador de energia física e mental. Decepções doem, porém, viver com o coração sangrando também é dolorido. Remoer sentimentos ruins atrai coisas e pessoas ruins. Pensamentos positivos atraem acontecimentos e seres iluminados.

Viver a vida dos outros

Se viver a nossa vida é um desafio, imagina viver a dos outros. Tem gente que gasta toda sua energia vivendo plenamente a vida alheia. Colocar-se no lugar de nossos semelhantes é uma coisa, ocupar-se integralmente com a vida do vizinho é outra. Direcione o tempo e energia que gasta com o outro para cuidar da sua vida.

Materialismo

Na ânsia de conquistar coisas, esquecemos o que é importante. Trabalhar insanamente para acumular dinheiro, imóveis, carros e roupas caras roubam a vitalidade. Um dia, essa pessoa não tem mais ânimo para fazer nada. Não condenamos o conforto material, mas, o materialismo traz coisas e rouba essências. Não adianta ter bens materiais se falta saúde física e mental para usufruí-los.

Não ter contato com a natureza

Tomar um banho de chuva e mexer na terra são atividades revigorantes. A ciência já comprovou, estar em contato com a natureza protege o cérebro. Viva essas experiências e sinta o bem que sua alma sentirá.

Mas, a moeda possui duas faces. Enquanto uns são cansados, tem gente que parece nunca cansar. As pessoas ligadas no 220 não param. Elas encaram seus compromissos com uma disposição que faz inveja. Estudam, trabalham, cuidam da casa, encontram tempo para si mesmas. Elas sempre têm um sorriso para os desafios diários. Surgiu um imprevisto? Nem isso abala a disposição delas. Vitalidade. É isso que faz uma pessoa ter ânimo para viver plenamente.

Esse pessoal cheio de energia desperta discussões. São várias tentativas para explicar o feito. Há quem diga que tanta disposição pode ser comprada na farmácia. Outros atribuem ao dinheiro, juventude e até as drogas. Contudo, nada disso é verdade. A vitalidade passa primeiro por bons hábitos.

Quer saber como a alimentação pode deixar você cheio de energia? Confira alguns itens básicos:

Água

Não tem como fugir dela. A desidratação causa cansaço. Sem o líquido, o volume de sangue diminui e o corpo trabalha dobrado para levar oxigênio e nutrientes para as células. A dica de sempre, beba 1,5 litro de água diariamente.

Maçã

A fruta é fonte de vitamina C, fibras, carboidratos e glicose. Essas propriedades são liberadas gradualmente, por isso, combatem o cansaço.

Cereais e pão integral

O trigo integral tem vitamina B1, B2 e B3. As substâncias combatem a fadiga, equilibra os níveis de energia, estabiliza o açúcar no sangue, melhora o sono e o humor.

Amêndoas

Fonte de magnésio, as amêndoas acabam com o estresse, ansiedade e melhora o humor.

Cenoura

Rica em vitamina H, a cenoura auxilia no combate à depressão e a fadiga, além de  regenerar as células.

Banana

Rica em frutose, carboidrato e triptofano, a banana estimula a produção de serotonina.

Espinafre

O ácido fólico age no sistema nervoso, auxilia o organismo produzir serototina.

Pimenta

A pimenta contém capsaicina, substância que aumenta os níveis de endorfina. As pimentas mais indicadas são a pimenta-de-cheiro, a malagueta e a vermelha.

Chá verde

A bebida não é aliada apenas no emagrecimento. Ela contém cafeína, substância estimulante. O chá verde é bom para a memória, melhora o humor, aumenta a concentração, fortalece os ossos, protege o coração e reduz o risco de câncer. Impossível não ter vitalidade estando tão protegido, não é mesmo?

Vitamina verde

Um copo de vitamina verde pela manhã é sinônimo de energia. Os ingredientes são poderosos. A couve é fonte de cálcio e magnésio. A verdura preserva a saúde dos ossos e rejuvenesce. A alface é fonte de ácido fólico, reduz os níveis de colesterol e tem ação antioxidante. O gengibre queima calorias, fortalece os sistemas circulatório, digestivo e respiratório. O limão é fonte de vitamina C, o que protege o sistema imunológico. A fruta ainda faz bem ao intestino, possui ação cicatrizante e melhora a saúde do intestino. A maçã possui vitamina C e é fonte de carboidratos. O alho reduz o colesterol ruim e aumenta o bom.

É fácil e rápido fazer a vitamina. Bata no liquidificador 2 a 4 folhas de couve, 2 a 4 folhas de alface, 1 pedaço de gengibre, metade de um limão sem semente, uma maça e um dente de alho. Você pode substituir a maçã por pêra ou laranja ou colocar beterraba e cenoura.

Suco alto astral

Outra dica para começar o dia com muita disposição. Bata no liquidificador 1 copo (200 ml) de suco de laranja, 1/3 de cenoura picada, 1 polpa de açaí e 1 colher (chá) de guaraná em pó. O açaí é rico em ferro, substância que combate o cansaço e a anemia. O efeito é potencializado com o guaraná. Laranja e cenoura eliminam toxinas e renovam as células do corpo.

Agora você sabe como obter vitalidade através dos alimentos. Porém, a disposição precisa de uma higiene emocional. Jogar no lixo atitudes e sentimentos tóxicos que causam cansaço físico, mental e espiritual. Aliar boa alimentação e inteligência emocional é a chave para conquistar energia.

Quer saber quais são as mudanças necessárias? Nós vamos listar uma por uma:

Autoestima

Ela é a porta para a saúde emocional. Autoestima revigora a alma todos os dias.  Amar a si próprio também interfere no físico. Quem conhece suas habilidades tem força para lutar por seus objetivos. Pare, pense e liste suas qualidades. Ao saber que é especial, com certeza estará pronto para encarar qualquer desafio.

Positivismo

Seu futuro pode ser colorido. Pessoas e fatos negativos devem ser apenas uma referência do que não fazer. Cultive pensamentos positivos e sinta imediatamente os efeitos. Ao acordar, agradeça por estar vivo e com saúde. Este renascimento é a chance para fazer o seu melhor.

Filtre as companhias

Diga com quem andas que te direi quem és. Existem pessoas que sugam nossa energia. Nem sempre fazem isso por mal, mas, fazem. Quem vive reclamando, quem só fala da própria vida, os fofoqueiros de plantão são pessoas a evitar.

Dê uma pausa no trabalho

Trabalhar é importante, mas, não deve sugar você. Ficar no escritório até mais tarde e levar trabalho para casa roubam seu tempo e energia. Saiba dosar as coisas a aprenda a falar não. Empresas sérias não querem mais os workaholics. Funcionários descansados trabalham felizes, consequentemente, melhoram seu desempenho.

O Google não sabe tudo

Tem gente que não faz nada sem consultar o Google. Procurar a grafia correta de uma palavra, saber como puxar conversa, aprender táticas de sedução. O site de busca virou uma espécie de conselheiro. Porém, ele não sabe de tudo. Dúvidas sobre ortografia, consulte um dicionário e uma boa gramática. Para as dúvidas sobre comportamento, pergunte ao seu coração, ele responderá sinceramente.

Desconecte-se

É isso mesmo. Algumas pessoas são viciadas em tecnologia. Não desgrudam do celular nem durante as refeições. Dormem tarde porque ficaram enviando mensagens. Os rendimentos escolar e profissional são prejudicados pela relação insana com a tecnologia. A tecnologia facilita e ao mesmo tempo dificulta a comunicação. Há quanto tempo você não conversa pessoalmente? O olho no olho transmite as reais intenções de uma pessoa. O Instagram, o Facebook, o Twitter e o Whatsapp são ferramentas inegavelmente revolucionárias. Mas, que tal deixá-las um pouco de lado?Converse com sua família, vá passear no parque, visite um amigo. Desconecte-se e viva a vida real.

Cheiro bom

Tenha na bolsa ou no trabalho um blend de óleos essenciais. Eles são reconhecidamente capazes de aumentar a disposição. Uma ótima escolha é o de bergamota, grapefruit e limão. Aplique o óleo no pescoço e pulsos. Os aromas agem no cérebro e rapidamente equilibra a serotonina e a endorfina, hormônios ligados ao bem-estar.

Mexa-se

O remédio quando nos sentimos exaustos? Malhar. Nem precisa ser um treino intenso. A Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos comprovou que andar de bicicleta 20 minutos três vezes por semana é suficiente para mandar a fadiga embora. Exercícios aumentam a oxigenação do sangue e dos tecidos, além de estimular a liberação de dopamina, adrenalina, endorfina e serotonina. Caminhar é outro excelente exercício, principalmente em áreas verdes. Três caminhadas por semana fazem bem ao corpo e a mente.

Transforme tristeza em alegria

Acha que é impossível? Nós mostraremos que não. O ritual leva apenas cinco minutos e você sentirá mais leve e disposto. Feche seus olhos e visualize um ponto no meio do tórax, este ponto é o chacra do coração. Inspire lentamente, mentalize suas preocupações e medos. Expire profundamente pensando em tranquilidade e coragem, sempre mentalizando o ponto no tórax.

Encontre um tempo para si mesmo

Estar na companhia das pessoas é ótimo. Mas, de vez em quando precisamos ficar sozinhos. Esse momento visa autoconhecimento, questionamentos e, principalmente para reafirmar a autoestima. Desligue o celular, tire o telefone do gancho, desligue tudo o que traz distração. Acenda um incenso e mentalize boas vibrações.

Escolha um aroma e curta esse momento de carinho com você.

  • Abeto: combate a fadiga
  • Alfazema: eleva o astral, transmite tranquilidade e acalma a mente
  • Bergamota: relaxante
  • Cajepute: combate o desânimo e apatia
  • Calandre: relaxante e ajuda a combater a insônia
  • Capim Limão: Seu efeito tônico e estimulante é perfeito para pessoas depressivas, acomodadas e sem ânimo
  • Flor do Campo: combate desgosto e apatia
  • Papaia: energético, este incenso traz muita disposição

A vitalidade é algo a ser conquistado.

Boa alimentação e atitudes positivas são aliadas. Ambas são difíceis de serem incorporadas, mas, tudo na vida exige esforço. Você precisa ter consciência que somente você pode fazer algo pelo seu bem-estar físico e mental. Em relação a alimentação, espalhe lembretes pela casa para não se esquecer de consumir frutas, verduras e legumes. Para mudar suas atitudes, a tática dos bilhetinhos também é válida. Coloque os lembretes na cabeceira, nos espelhos, na sua mesa e em todos os locais visíveis. Crie coragem, mude seus hábitos, conquiste vitalidade e uma vida rica em existência.

Escrito por Sumaia Santana da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Fonte: https://www.eusemfronteiras.com.br/os-10-mandamentos-da-vitalidade/

 

 

Melhore sua vida com YOGA.

Entre em contato com a gente pelo e-mail: mkt@cafeyoga.com.br