A concentração só pode ser feita se você estiver livre de todas as distrações. Um homem cuja mente está repleta de paixões e todos os tipos de desejos fantasiosos dificilmente pode se concentrar em qualquer objeto, mesmo por um segundo. Sua mente estará pulando como um macaco velho. Japa de qualquer Mantra e Pranayama (exercício respiratório) estabilizará a mente, removerá o movimento e aumentará o poder de concentração.

Muito esforço físico,falar muito, comer muito, se misturar muito com o sexo oposto e pessoas indesejáveis, caminhar muito , irá causar distração mental. Aqueles que praticam a concentração devem abandonar essas coisas.

Qualquer trabalho que você fizer, faça com concentração perfeita. Nunca saia da obra sem terminá-la completamente.

Quando você se senta para orar e meditar, nunca pense em seu trabalho do escritório. Quando você trabalha no escritório, nunca pense na criança que está doente ou em qualquer outro trabalho doméstico. Quando você tomar banho, não pense em brincadeiras. Quando você se sentar para as refeições, não pense no trabalho que está pendente no escritório. Você deve treinar-se para realizar o trabalho em questão com perfeita concentração.

Celibato, Pranayama, redução dos desejos e atividades, renúncia de objetos, solidão, silêncio, disciplina dos sentidos, aniquilação da luxúria e da ganância, controle da raiva, não se misturar com pessoas indesejáveis, desistir do hábito de jornal, cinemas, tudo isso abre um longo caminho para aumentar o poder de concentração.

Você deve tentar estar sempre alegre e em paz. Só então você terá concentração da mente. A prática da amizade com os semelhantes, compaixão para com os seres inferiores ou pessoas angustiadas, complacência para com os superiores ou pessoas virtuosas e indiferença para com os pecadores ou pessoas más produzirá alegria ou serenidade e destruirá o ódio, o ciúme e a antipatia.

Você deve ter uma sede real e intensa pela realização de Deus. Então, todos os obstáculos serão eliminados. A concentração será muito fácil para você então. O mero borbulhar emocional, por enquanto, por mera curiosidade, ou para atingir poderes psíquicos, não pode trazer nenhum resultado tangível.

Swami Sivananda.

 

Se aprofunde nesse universo, envie um e-mail para mkt@cafeyoga.com.br