Os Chakras são centros de Shakti como força vital. Em outras palavras, esses são centros de Pranashakti manifestados por Pranavayu no corpo vivo, cujos Devatas presidentes são os nomes da Consciência Universal conforme ela se manifesta na forma desses centros. Os Chakras não são perceptíveis aos sentidos grosseiros. Mesmo que fossem perceptíveis no corpo vivo que ajudam a organizar, eles desaparecem com a desintegração do organismo na morte.

Pureza de espírito leva à perfeição no Yoga. Regule sua conduta ao lidar com outras pessoas. Não sinta ciúme dos outros. Tenha compaixão. Não odeie os pecadores. Seja gentil com todos. O sucesso no Yoga será rápido se você colocar o máximo de energia na prática do Yoga. Você deve ter um grande desejo de liberação e também um intenso Vairagya. Você deve ser sincero e sério. A meditação intensa e constante é necessária para entrar em Samadhi.

A mente de um homem mundano com desejos e paixões baixos se move nos Chakras Muladhara e Svadhishthana ou centros situados perto do ânus e do órgão reprodutor, respectivamente.

Se a mente de alguém se torna purificada, a mente sobe para o Manipura Chakra ou o centro no umbigo e experimenta algum poder e alegria.

Se a mente se torna mais purificada, ela sobe para o Anahata Chakra ou centro no coração, experimenta a bem-aventurança e visualiza a forma refulgente do Ishta Devata ou a divindade tutelar.

Quando a mente fica altamente purificada, quando a meditação e a devoção se tornam intensas e profundas, a mente sobe para Visuddha Chakra ou o centro da garganta, e experimenta mais e mais poderes e bem-aventurança. Mesmo quando a mente atingiu este centro, existe a possibilidade de descer aos centros inferiores.

Quando o Yogi atinge o Ajna Chakra ou o centro entre as duas sobrancelhas, ele atinge o Samadhi e realiza o Ser Supremo, ou Brahman. Há uma leve sensação de separação entre o devoto e Brahman.

Se ele atinge o centro espiritual no cérebro, o Sahasrara Chakra, o lótus de mil pétalas, o Yogi atinge o Nirvikalpa Samadhi ou estado superconsciente. Ele se torna um com o Brahman não dual. Todo senso de separação se dissolve. Este é o plano mais elevado de consciência ou supremo Asamprajnata Samadhi. A Kundalini se une a Siva.

O Yogi pode descer ao centro da garganta para dar instruções aos alunos e fazer o bem aos outros (Lokasamgraha).

Swami Sivananda

 

Se aprofunde nesse universo, envie um e-mail para mkt@cafeyoga.com.br